O vovô popstar da Internet

Plínio: Ascensão meteórica no Twitter

Até então apagado na corrida ao Planalto, o octogenário Plínio de Arruda Sampaio alcançou status de estrela nas redes sociais da Internet. O que ele fez para conseguir isso?Simples: No debate realizado na TV Bandeirantes – com uma atuação recheada de humor, comentários ácidos e altas doses de sarcasmo, Plínio arrebatou corações e mentes no ciberespaço, chegando ao topo do Trending Topics do Twitter. A partir daí, seu perfil @pliniodearruda arrebanhou uma legião de seguidores, saltando de pouco mais de 2.500 para 39.500 followers, que o consideram representante do “stand-up politic” (referência ao termo stand-up comedy). Não demorou para Plínio receber a hashtag #PlinioArrudaFacts (veja texto abaixo).No Orkut, quinze comunidades enaltecem os feitos de Plínio. A maior destas comunidades conta com 3.870 seguidores simpáticos às suas propostas e suas ideias – algumas delas polêmicas, como a defesa da legalização do aborto, além da liberação do consumo da maconha como forma de combater o tráfico. A conta, diz Plínio, é simples: “A droga serve ao Capitalismo. O problema pode ser resolvido se a produção for colocada sob o controle do Estado”.

O blogue ouviu alguns integrantes de comunidades a favor de Plínio no Orkut, que explicaram o porquê da admiração pelo “vovô” popstar.

“”Apesar da idade, Plínio tem a cabeça mais jovem de todos! Coerente nas ideias, nas propostas, no seu projeto e consigo mesmo”, disse Clovis Pacheco Neto, 17 anos, morador de São Bernardo do Campo-SP. Denise Viccari, 16 anos, que mora em Santana, zona norte de São Paulo, defende as propostas socialistas de Plínio: “Sua trajetória de luta a favor dos direitos da mulher, dos trabalhadores rurais e, sobretudo, sua luta a favor da reforma agrária me chamaram a atenção. “É uma pena que esteja fora do páreo nessas eleições”.

Os índices de intenção de voto em Plínio de Arruda Sampaio estão aquém de sua meteórica popularidade. Com menos de 1%, Plínio parte para o ataque – sabedor de que não tem nada a perder. Quem são suas principais vítimas? São os três principais candidatos à vaga de Luiz Inácio Lula da Silva: A petista Dilma Rousseff, o tucano José Serra e a “verde” Marina Silva.

Marina Silva, inclusive, foi acusada de “fugir” de questões polêmicas. Mais de uma vez, Plínio chamou a senadora de “ecocapitalista”. Num embate com José Serra (PSDB) Plínio o questionou sobre o péssimo rendimento das escolas paulistas, que foram governadas pelo candidato tucano até o fim de março deste ano. Plínio defendeu a valorização do professor e disse que, se eleito, irá destinar 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do país para financiar medidas na área da educação.

O candidato do PSOL foi ainda mais duro com a candidata petista Dilma Rousseff. Usando uma frase já dita anteriormente por Serra, afirmou que Dilma, ao dizer que não sabia de irregularidades cometidas por funcionários da Casa Civil ainda durante a sua gestão, seria “incompetente ou conivente”.

Após se atrapalhar com o tempo e perder a linha de raciocínio algumas vezes, pediu votos para seus colegas de partido, exaltou sua trajetória política e prometeu “continuar lutando”.

Um “exército” formado por fiéis seguidores nas diversas comunidades de diferentes redes sociais parecem ser o “combustível” necessário para essa caminhada. “Longa vida ao nosso rei!”, diz um anônimo numa dessas comunidades.

#PlinioArrudaFacts

Com a ascensão meteórica no Trendig Topics do Twitter, Plínio foi “homenageado” com a hashtag #PlinioArrudaFacts. Eis algumas das postagens:

“Eu debati com Plinio Arruda antes de ser crucificado.” – Jesus sobre Plínio

“Plinio Arruda é defensor dos animais. Poucos se lembram de sua luta contra a extinção dos dinossauros”

“A primeira pessoa que investiu na industria naval foi Plinio Arruda, apoiando a arca de Noé!”

“A primeira propaganda política de Plínio Arruda foi uma faixa amarrada no 14-Bis”

“Plínio Arruda inspirou Karl Marx.”

“O primeiro debate do qual Plínio Arruda participou, contou com as presenças de Sócrates e Platão”

Em tempo: Este texto – produzido visando a uma publicação direcionada ao público jovem entre 14 e 19 anos – faz parte de exercício da disciplina “Jornalismo Político e Econômico”, ministrada pela professora Denise Casatti.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em circunstanciALL

Uma resposta para “O vovô popstar da Internet

  1. Antonio Saturnino

    Devo confessar que o “veinho” tá quase me conquistando…

    Alan: Né? A gente pensou em chamar o pessoal da tua sala pra assistir ao Seminário. Fica pra próxima, Antonio! Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s