Arte Sacra em São Paulo

presepio_napolitano

Presépio Napolitano: cena da Natividade

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, que fica dentro do Mosteiro da Luz, é uma das boas opções de cultura e lazer numa região que conta também com a Pinacoteca do Estado e com o Museu da Língua Portuguesa. Seu rico acervo contabiliza quase 4 mil obras, entre elas imagens de santos, pinturas, livros, retábulos de igrejas do período barroco e presépios de diversas partes do mundo, com especial destaque para um presépio napolitano com 1620 peças do século XVIII, trazido ao Brasil pelo empresário Ciccillo Matarazzo no fim dos anos 40 do século XX.
O Museu de Arte Sacra conta com eficiente monitoria, uma pequena lojinha onde são vendidos objetos religiosos, um anexo exclusivo para a exposição permanente de presépios, além de uma capela onde são celebradas missas todos os dias. Esta capela, aliás, foi construída com a ajuda de Frei Galvão, que foi declarado santo pelo papa Bento XVI em 2006.
No Museu são oferecidas as “pílulas milagrosas de Frei Galvão”, confeccionadas a partir de papel higienizado, enroladas em papéis azuis e rosas, distribuídas gratuitamente para os fiéis. Estas pílulas têm o poder de cura para males físicos e espirituais, acreditam. Nas pílulas está escrito: “Após o parto, ó Virgem Mãe de Deus, permaneceste inviolada. Intercede por nós”.
Independente da questão religiosa, o conjunto arquitetônico do Mosteiro da Luz, construído em taipa de pilão, impressiona por sua beleza e suas salas e corredores impressionam pelo silêncio, o que dá ao lugar a medida certa para a concentração e apreciação de seu acervo.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em circunstanciALL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s