Convergências

penas dois dias após entregar o trabalho de Atividades Complementares ao professor Moretti, tive contato com uma interessantíssima tecnologia de difusão de informação. E não se trata de algo novo, já que surgiu no Japão em 2004. Falo do QR-Code, uma espécie de código de barras parecido, mas muito mais sofisticado, com aqueles encontrados em produtos nos supermercados. O sistema é, teoricamente, simples. Você acessa um site da internet que possibilite gerar um código com o conteúdo de um blog, por exemplo. Depois, com um celular dotado de programa específico, lê esse código que transforma números binários em texto similar ao lido na tela de um desktop.

O jornal A Tarde, da Bahia, foi o primeiro veículo de comunicação brasileiro a disponibilizar esse tipo de ferramenta para complementar o conteúdo de matérias publicadas em seu jornal impresso. O leitor, portando uma webcam, captura a imagem de um código impresso em alguma matéria e tem, a partir daí, acesso a conteúdo suplementar no site do periódico. É um hyperlink melhorado!

O Estadão também passou a disponibilizar conteúdo através dessa ferramenta, a partir de códigos encontrados em matérias de seu suplemento de informática, o caderno Link.

O circunstaciALL já tem o seu, na coluna lateral do blogue. Você pode fotografar o QR-Code e ler o conteúdo em seu celular. Clicando no mesmo código, será levado ao endereço http://circunstanciall.mofuse.mobi, que tem conteúdo para ser visualizado em celulares com acesso à rede Wi-fi. *

Um blog muito interessante, que linko a partir de hoje, tem direcionado seus estudos nessa direção. É o blog Jornalismo Móvel, do jornalista Fernando Firmino da Silva. A mobilidade terá papel fundamental no jornalismo de um futuro não muito distante e, mais do que um celular, o repórter deverá possuir um aparelho com estas tecnologias, se não quiser ser “furado”. A conferir.

*O Mofuse encerrou o serviço gratuito em 2010. Conseqüentemente, retiramos o link.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em circunstanciALL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s